DIRPF 2021: Como consultar o Benefício Emergencial na CTPS Digital
O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – BEM, previsto no art. 9º da Lei 14.020/2020 não é um rendimento isento por falta de previsão legal, esclareceu a Receita Federal através do manual de ‘Perguntas e Respostas’.
Desta forma, o trabalhador que recebeu este benefício e que seja obrigado a enviar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda (DIRPF 2021) deve consultar os valores recebidos do BEM na CTPS Digital.
Como consultar o BEM na CTPS Digital, pelo computador:
- Acesse a CTPS Digital;
- Clique em ‘Área do Trabalhador’, depois ‘Benefício Emergencial’;
- Depois clique em ‘Meus Benefícios’.
Como consultar o BEM na CTPS Digital, pelo celular:
- Baixe o aplicativo Carteira Digital nas lojas virtuais Google Play ou App Store;
- Depois de instalado, acesse e faça seu login;
- Clique em ‘Benefícios’;
- Depois clique ‘Consultar’, em Benefício Emergencial.
Após consultar o benefício, o valor deve ser informado na tela de ‘Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica’, tendo como fonte pagadora o CNPJ 00.394.460/0572-59 – Beneficio Emergencial de Proteção do Emprego e da Renda.
Leia também:
DIRPF 2021: Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física
DIRPF 2021: Devolução do Auxílio Emergencial
DIRPF 2021: Receita disponibiliza nova forma para solicitar cópia da última declaração
DIRPF 2021: Cronograma de restituição do Imposto de Renda
Fonte:
Receita Federal | Auxílio e Benefício Emergenciais