IRPF: Receita disponibiliza serviço online para quem caiu na malha
A Receita Federal do Brasil – RFB divulgou no dia 25 de junho de 2020 a implantação do serviço Malha Fiscal IRPF. Este novo serviço possibilitará ao contribuinte, que caiu na malha fina, encaminharem documentos à RFB de forma digital.
A Malha Fiscal estará disponível através do Centro Virtual de Atendimento – e-Cac, onde o contribuinte deverá acessar utilizando um certificado digital ou através de um código de acesso. Este código pode ser criado na página inicial do e-Cac.
O serviço de entrega de documentos pode ser utilizado para as seguintes situações:
Apresentar documentos solicitados em Intimação;
Apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento (SRL);
Antecipar a entrega de documentos para análise da Declaração, retida em malha fiscal, dos exercícios 2015 a 2019, ainda não intimada ou notificada pela Receita Federal.
No sistema e-Cac o contribuinte irá abrir um Dossiê Digital de Atendimento, onde ele deverá:
Informar no campo ‘Área de Concentração de Serviço’, a opção MALHA FISCAL IRPF, e
Depois deverá selecionar, no campo Serviço, o exercício e ano-base da Declaração a que se refere a documentação apresentada (2015 ref. 2014, 2016 ref. 2015, 2017 ref. 2016, 2018 ref. 2017 e 2019 ref. 2018).
Vale ressaltar que o serviço ainda não está disponível para o exercício 2020, ano-base 2019.
Com este novo serviço, o contribuinte poderá apresentar a documentação pertinente a sua declaração, sem precisar comparecer a uma unidade da Receita Federal.
Para saber mais consulte o site da Receita Federal, opção Atendimento – Malha Fiscal IRPF.
Fonte:
tem que simplificar o programa esocial… um dia tem que usar a cueca azul, outro dia tem que usar a cueca verde… assim não dá… até para entrar no programa tem que fazer um curso na universidade… concordo que o governo tem que fiscalizar, mas tem que ter programa amigável… que coisa deixarem um programa desse funcionar… credo…
enviar essa sugestão para o orgão responsável… sinceramente, é uma aberração…
Caro Valdir
Entendemos seu comentário, mas acredito que esteja falando do programa eSocial e não do novo serviço da RFB (Malha Fiscal IRPF).
Agradecemos pela participação.