A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos – DCTFWeb é uma obrigação tributária acessória onde o contribuinte confessa débitos de contribuições previdenciárias e de contribuições destinadas a terceiros.
Além disso, a DCTFWeb é também o nome dado ao sistema utilizado para editar a declaração, transmiti-la e gerar o documento de arrecadação.
A DCTFWeb é gerada a partir das informações prestadas nas escriturações digitais integrantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e no Serviço Eletrônico para Aferição de Obras (Sero). Transmitidas as apurações, o sistema DCTFWeb recebe, automaticamente, os respectivos débitos e créditos, realiza vinculações, calcula o saldo a pagar e, após o envio da declaração, possibilita a emissão do documento de arrecadação.
Como realizar a transmissão da DCTFWeb
Após realizar o fechamento da folha no eSocial e/ou o fechamento da Reinf, acesse o Portal eCac da Receita Federal.
1 – Na tela inicial clique em ‘Declarações e Demonstrativos’, depois em ‘Assinar e Transmitir DCTFWeb’.
2 – A tela inicial da DCTFWeb apresentará a relação de declarações disponíveis, onde será possível verificar:
3 – Antes de transmitir a DCTFWeb, caso queira conferir a informação, clique no ícone ‘Editar’. Onde será possível, além de conferir as informações discriminadas, alterar a vinculação ou mesmo incluir outros créditos.
4 – Na tela de edição, o sistema mostrará o total dos débitos apurados na declaração, os créditos vinculados e o saldo a pagar.
5 – Para visualizar as informações detalhadas, clique no botão de ‘+’ (canto superior esquerdo).
6 – As informações serão distribuídas nos seguintes grupos:
7 – O sistema exibe também o ‘Resumo da Situação’, clique no botão de ‘+’ para visualizar as informações.
8 – Neste resumo é possível verificar o total de débitos apurados, o total de créditos vinculados e o saldo a pagar, além de editar as vinculações (créditos) disponíveis.
9 – Após realizar todas as conferências, ou seja, validar as informações da DCTFWeb com o eSocial e/ou Reinf, clique em ‘Transmitir’. Uma tela de confirmação será aberta, clique em ‘Sim’.
Atenção: Caso as informações da DCTFWeb estejam com divergência, será necessário realizar as alterações ou ajuste no sistema que deu origem a informação. Ou seja, no eSocial e/ou Reinf. Isto porque no sistema DCTFWeb não há possibilidade de alterar os débitos apurados.
10 – Um arquivo será baixado na máquina do usuário para realização da assinatura digital do arquivo da DCTFWeb. Vale ressaltar que, somente o certificado do representante legal ou do procurador constituído será aceito.
11 – Após a assinatura e transmissão da declaração, o sistema retornará com uma mensagem informando que a operação foi efetuada com sucesso.
12 – Para visualizar os documentos disponibilizados pelo sistema, clique em ‘Relatórios’.
13 – Para visualizar o DARF gerado no sistema, clique em ‘Emitir DARF’.
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