Artigos

RAIS: Como consultar a Rais do empregado

A Relação Anual de Informações Sociais – RAIS é uma obrigação no qual as empresas enviam informações dos seus empregados, contendo dados destinados a suprir as necessidades de controle, estatística e informações das entidades governamentais da área social.

As empresas que fazem do  eSocial (Grupos 1 e 2), a partir de 2020, estão desobrigadas a transmitir a Rais, pois todas as informações serão coletadas do eSocial. As demais empresas realizaram a transmissão através do aplicativo GDRAIS.

Como consultar trabalhador

1 – Acesse o site da Rais em  www.rais.gov.br

2 – Na tela principal, clique em ‘Declaração já entregue’

3 – Clique em ‘Consultar Trabalhador’

4 – Informe o número do PIS e o código da imagem de segurança

5 – O resultado da consulta será apresentado com as seguintes informações: o nome e o PIS do trabalhador; os dados da empresa; situação e data de entrega; e a data de desligamento (se for o caso).

O conteúdo da Rais não é disponibilizado para o empregado, apenas a empresa terá acesso ao relatório completo. Mas, com a consulta acima, o empregado poderá confirmar que a empresa entregou a Rais.

 

Link: RAIS – CONSULTA TRABALHADOR – EXERCÍCIO 2020 – ANO BASE 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!