O Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (Sicalc) é um sistema desenvolvido para que o contribuinte possa emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e os acréscimos legais para pagamentos dos tributos federais administrados pela Receita Federal do Brasil (RFB).
Nesta quarta-feira (07/07/2021) a RFB divulgou que o programa Sicalc, que era baixado e instalado no computador do contribuinte, foi permanentemente desativado e não receberá novas atualizações. Este será substituído pelo SicalcWeb, que foi atualizado e pode ser utilizado via internet sem necessidade de instalar aplicativo.
O SicalcWeb possui três opções de preenchimento, sendo:
01-Acesse o site da Receita Federal, SicalcWeb;
02-Escolha uma das opções de preenchimento, a título de exemplo, selecionamos o Preenchimento Rápido;
03-Marque o tipo de contribuinte, Pessoa Física, Pessoa Jurídica ou Estrangeiro e informe os dados conforme a opção selecionada, depois que em confirmar. Em nosso exemplo usamos pessoa jurídica e informamos o CNPJ;
04-Na tela seguinte preencha o campo Observações com dados que lhe ajudem a identificar o DARF. Exemplo: REF. IRRF S/FOLHA DE PAGAMENTO 06/2021;
05-Informe o Código da Receita que corresponde ao tributo a ser recolhido. Para nosso exemplo, escolheremos o código 0561 (IRRF – Rendimento do Trabalho Assalariado).
Observação: Nesta versão online, o sistema traz uma variação do código 0561. Neste caso, é importante observar qual destas opções é a mais adequada. Para nosso exemplo, que a retenção foi sobre a folha de pagamento do empregado no mês de junho/2021, a opção é 0561-07.
06-Preencha os campos seguintes com a Data de Consolidação (data para pagamento), Período de Apuração (competência ao qual o tributo se refere), Data de Vencimento (vencimento original do imposto), Valor do Principal (valor original do tributo) e por fim clique em Calcular;
07-Os dados do preenchimento serão apresentados, clique na caixa de seleção e depois em Emitir DARF.
08-O documento será baixado no computador.
Leia também:
Metalúrgica e igreja evangélica terão de pagar dano moral no valor de R$ 100 mil…
Atualização: 01/03/2023 A taxa de juros equivalente à taxa referencial do Sistema Especial de…
Instituição: Portal TECPOP Minas Curso: Workshop Truques de Excel para Processos Seletivos Carga horária: 3…
A Portaria Conjunta RFB/MPS/MTE nº 13, publicada no Diário Oficial da União em 28/06/2024 aprova…
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) incluiu 19 profissões na Classificação Brasileira de Ocupações…
A Portaria MTE Nº 612/2024 visa alterar a Portaria MTP nº 672/2021, para regulamentar a…
View Comments
PRECISO ACOMPANHAR TODAS ESSA ALTERAÇÕES.
OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
Por favor, como foi possível ver no exemplo acima, o DARF vem sem o código de barras. Eu sempre paguei com o codigo de barras, mas desativaram o sistema antigo em julho (que tinha que baixar/instalar) e a empresa de contabilidade que gera o DARF pra mim usou essa versão nova do Sicalcweb, e justamente essa receita 0561 ainda não gera com o código de barras nessa versão web, além de outras. Pelo que entendi, está pendente outro tipo de atualização de sistema na Receita, pra que venha o codigo de barras. Correto? Você acha que essa atualização pode ser logo?
Caro Tarcisio
Ainda não há previsão para isto, mas acreditamos que em breve a Receita irá padronizar todos os DARFs para emissão com código de barras.
Atenciosamente,
Olhar Trabalhista
ok muito bom
Não estou conseguindo emitir Multa de DCTF. O sistema não está aceitando o número de referência. O que posso fazer?
Cara Darcilene
Sugerimos entrar em contato com a RFB pelo Chat no eCAC.
Att,
Olhar Trabalhista