A Receita Federa do Brasil – RFB noticiou que as pendências relacionadas ao Cadastro de Pessoa Física – CPF podem ser regularizadas gratuitamente através dos canais virtuais de atendimento.
“O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.
Não há idade mínima para a inscrição (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos) e é permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior.
Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez, o que significa que o número do CPF é único e definitivo para cada um. Se você esqueceu o seu número, tente localizar em algum outro documento ou procure uma de nossas unidades de atendimento.”
Fonte: Receita Federal
A RFB chama a atenção para que as pessoas mantenham seus dados atualizados, realizando as correções via internet ou através da rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou Cartórios).
A situação “Suspensa” significa que o cadastro do cidadão está incorreto ou incompleto e não há pendência de entrega de declarações. Neste caso, é necessário atualizar as suas informações pessoais no CPF.
A situação “Pendente de Regularização” significa que o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos.
Fonte: Receita Federal
A regularização do CPF via internet pode ser realizada acessando a página da RFB, endereço www.gov.br/receitafederal , opção ‘Meu CPF’, ‘Consulta CPF’ ou clique em Atualizar cadastro de pessoas físicas (CPF).
Fonte:
Metalúrgica e igreja evangélica terão de pagar dano moral no valor de R$ 100 mil…
Atualização: 01/03/2023 A taxa de juros equivalente à taxa referencial do Sistema Especial de…
Instituição: Portal TECPOP Minas Curso: Workshop Truques de Excel para Processos Seletivos Carga horária: 3…
A Portaria Conjunta RFB/MPS/MTE nº 13, publicada no Diário Oficial da União em 28/06/2024 aprova…
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) incluiu 19 profissões na Classificação Brasileira de Ocupações…
A Portaria MTE Nº 612/2024 visa alterar a Portaria MTP nº 672/2021, para regulamentar a…