Receita Federal: Atendimento virtual via Chat RFB
A Receita Federal disponibiliza em seu portal vários serviços de atendimento virtual para que o contribuinte possa manter contato, dentre eles o Chat RFB. Através deste chat o contribuinte pode ser atendido por um servidor para tratar de assuntos diversos.
O acesso ao Chat RFB é realizado através do Centro Virtual de Atendimento – eCac, utilizando o código de acesso ou certificado digital, das 7hs às 19hs (apenas em dias úteis).
Excepcionalmente neste período de pandemia pelo coronavírus (Covid-19), o Chat RFB abrangerá quase todos os serviços prestados pela Receita.
Serviços disponíveis
- Cadastro
- Orientações CPF
- Orientações CNPJ
- Contribuições previdenciárias
- Emissão de GPS (Debcad)
- eSocial empregador doméstico
- Orientações cadastro previdenciário
- Orientações Ooras de construção civil
- PF – débitos previdenciário
- PJ – débitos previdenciário
- DCTFWeb
- Orientações DCTFWeb
- Declarações
- Cópia de declarações
- Parcelamentos
- Orientações parcelamento
- Regulariza parcelamento fazendário
- Regulariza parcelamento previdenciário
- PER/DCOMP restituição e compensação
- Conversão de processo eletrônicos em digital
- Discordância de compensação de ofício
- Orientações PER/DCOMP
- Protocolo
- Protocolo de processos
- Serviços fazendários
- Orientações Dívida Ativa da União
- Simples Nacional e MEI – regularização
- PF – Débitos fazendários
- PJ – Débitos fazendários
- Débitos ITR – regularização
Como acessar o Chat RFB
1-Acessar o e-Cac
2-Clicar em ‘Serviços disponíveis via CHAT;
3-Escolher área do assunto. Exemplo: ‘Parcelamentos’;
4-Na tela seguinte, escolher o serviço. Exemplo: ‘Regularização de Parcelamento Previdenciário’;
5-Em seguida, clique em ‘Solicitar Atendimento’;
6-Aguardar fila de atendimento.
Para maiores informações acesse o portal da Receita Federal, www.receita.fazenda.gov.br
Fonte:
Pingback: RFB: Canais de atendimento da Receita pela internet -
Vou entrar em contato com o CHAT RFB pela primeira vez, em novembro de 2023, de acordo com solicitação recebida: Foi constatado que os dados bancários informados para o crédito de sua restituição referente à PRDCOMP, não estão corretos. Para alterar beneficiário, procure atendimento no ChatRFB, no serviço Protocolo de Processos. Por esse motivo estou efetuando meu cadastro